Língua portuguesa viva!

Entre meus pensamentos sobre o mundo e sobre as coisas, imagino que toda profissão exija paixão além de valores como conhecimento, comprometimento, envolvimento, responsabilidade, inquietamento e, acima de tudo, amor. Quando escolhi ser professora, ainda no segundo ano do ensino médio, eu não tinha noção do que viria pela frente e entendi que não queria outra coisa para meu futuro. Hoje, passados treze anos, conheço um pouco mais sobre minha profissão, mas diariamente, descubro que tenho muito que aprender e o que enfrentar.

Galeria de fotos no Instagram

Nesses anos como professora de Português e da Educação Infantil, vivi momentos fantásticos com os meus alunos. Acredito que, com minha paixão pelo ensino, possa ter influenciado ou inspirado de alguma forma meus alunos.

Sou uma professora que gosta de trabalhar dentro de sala de aula com  respeito e o diálogo, compreendendo e dialogando com os princípios do colégio que trabalho. Gosto de solicitar trabalhos em sala de aula e atividades que tirem o aluno de sua zona de conforto, e que o faça pensar e agir para resolver problemas com os quais não esteja familiarizado.

Tento promover a expressão de seus pensamentos e argumentação sobre os mais variados temas, sem medo de errar, e que, acima de tudo, aprenda também a ouvir. Falo em várias de minhas aulas o quanto é importante que os alunos tenham empatia e consigam se colocar no lugar do outro, mas passo boa parte do tempo aprendendo como me colocar no lugar de cada aluno meu que tem dificuldade de aprendizagem.

Mostro que a Língua Portuguesa é viva e presente a todo momento. Atividades que sempre estimulo em sala de aula, são as discussões, argumentações, opiniões e participações – que transformam nos trabalhos produzidos e realizados sobre diversos conteúdos e temas. Experimentações, vídeos, murais, fotografias, dentre outros recursos, fazem parte dessa busca constante ao aprendizado significativo.

Vejamos dois exemplos de nossa língua viva:

• 4º ano – Texto Instrucional: texto com função única e exclusivamente informativa sendo experienciado pelos alunos no laboratório de Ciências com a construção de um terrário, interligando os conhecimentos de língua portuguesa com ciências naturais. (fotos da sala da Júlia )
  • 5º ano – Reportagem : tipo de texto com o intuito de informar ao mesmo tempo que pretende criar uma opinião nos leitores, então, com importante função social.

Professora Léslie Vieira
Professora de  Língua Portuguesa e Educação Infantil