O futuro é logo ali

Como será o futuro? O que você vai ser quando crescer? Essas perguntas são comuns e frequentes na infância e na adolescência. Mas, como perceber que o futuro é construído hoje?

Durante as aulas de Filosofia no C.C.C. este é um assunto recorrente e prático. Todos os dias, os alunos têm a compreensão de que o futuro ainda não é certo, contudo, aprendem que esse tempo é construído no presente, no hoje e no agora. Por isso, nos recorrentes momentos de diálogo, cada aluno é convidado a pensar no amanhã, além disso, é convidado a tornar esse pensamento prático, fazendo bem tudo o que é de sua responsabilidade hoje.

Todos os indivíduos sonham com o futuro, e não é com qualquer futuro, as pessoas desejam um futuro melhor. Assim, as crianças e os adolescentes têm esse pensamento ainda mais intenso. Consequentemente, eles procuram expressar essa idealização em conversas, fotos, desenhos, ou seja, de diversas formas.

Essa ação de vislumbrar um bom futuro é fundamental a todos, crianças, jovens e adultos. Particularmente, no C.C.C., o material do Sistema Positivo possibilita ao aluno pôr em prática a construção do amanhã. Uma das turmas que mais tem buscado essa concretização do futuro é a turma do 9° Ano. Neste bimestre, cada um pôde expressar, por meio de desenhos, aquilo que deseja como filho, filha e como estudante. Algo interessante é que a maioria desses alunos teve o Colégio Criar e Crescer como referência para a construção do amanhã.

A partir dessas imagens, fica o convite: como construir o futuro?

Josi Lemos , professora de Espanhol e Filosofia do CCC