Sobre

Não há como falar da história do Colégio Criar e Crescer sem abordar a trajetória pessoal e profissional de sua fundadora, Sra. Mariléia de Castro Buzzato.

Seu desenvolvimento profissional perpassou por muitas histórias sobre a própria profissionalização docente. Mulheres vocacionadas ou não, em sua maioria, faziam magistério.

Dona Mariléia, hoje com setenta anos completados em 12 de agosto, iniciou sua carreira docente nos anos setenta como professora substituta em uma escola estadual de Cachoeira Paulista. Assim como muitas outras de sua época, pegou aulas na zona rural, escola em que era possível chegar de carro até um determinado ponto apenas, sendo necessário prosseguir à cavalo. Classes multisseriadas, feitura da merenda, responsabilidade pela limpeza do local. Pontos que vão muito além do ensinar e aprender.

Numa época em que ninguém falava de sustentabilidade ou interdisciplinaridade, a professora Mariléia fez horta com seus alunos, a fim de incrementar nutricionalmente a sopa que vinha para ser feita. Mais do que isto: utilizava os vegetais para alfabetizar e ensinar relações matemáticas, considerando os conhecimentos do senso comum dos alunos, como ponto de partida para construções da ciência.

Situações previstas em documentos que normatizam a docência? Hoje sim, naquele tempo, atitudes de vanguarda da educação.

O tempo passou e ela foi dar aulas em Guarulhos, SP, após passar em m concurso público. Pegava ônibus todos os dias. Vencia obstáculos como lonjura, cansaço, condições climáticas, medo e insegurança, preconceitos por deixar os filhos ainda pequenos e sair para trabalhar.

O tempo passou mais uma vez. E ela veio removida para São José, depois Taubaté, Cruzeiro e finalmente Cachoeira Paulista.

Década de oitenta, na qual surgiam questionamentos sobre o tradicionalismo de ensinar, a “educação bancária” que Paulo Freire brilhantemente descreveu e que lutou contra. Dona Mariléia, num intenso desejo de entender a questão de ensinar e aprender, de conhecer o sujeito da aprendizagem, ou seja, o aluno, fazia cursos, se profissionalizava e era convidada a explicar sua prática de sucesso, tanto na escola pública quanto na particular, na qual também ensinava crianças de primeira série, atualmente o segundo ano do ensino fundamental.

Enquanto isto, a situação financeira do país tornava-se caótica. Chances para pequenos comerciantes solidificarem-se, mínimas. O marido de dona Mariléia era um desses comerciantes, Senhor Renato.

Assim, pela necessidade e pelo intenso desejo de poder abranger mais pessoas, rompendo paradigmas de fragmentação do ensino, a ideia de abrir uma escola foi cada vez mais sendo fortalecida, o que não poderia acontecer sem o apoio incondicional de sua família.

Então, surgiu a Escola de Educação Infantil Criar e Crescer, nome brotado da ideia de que o conhecimento é criado e não estagna, cresce infinitamente. O logotipo da escola significa exatamente uma mão que, com um pincel vai criando, crescendo, crescendo, crescendo e nunca fecha o círculo.

img_colegio

A frase que movia o nascimento da escola era “Eu não trago um caminho novo, mas um novo jeito de caminhar”, do famoso poeta Thiago de Melo. E assim, até o uniforme não poderia ser parecido com o que já existia. Combinações e mais combinações levaram ao amarelo ouro e cinza.

Desde sempre, a filosofia de ensino do Criar e Crescer foi de ensinar e aprender com significado e assim tem sido. Em oito de setembro de 1994 os portões se abriam pela primeira vez, já trazendo uma inovação no município de Cachoeira Paulista: a abertura dos berçários.

A primeira sede da escola esteve situada na antiga casa dos pais de Dona Marileia, em que cada mesa e banco fora sido feito pelas mãos do Sr. Renato, o qual administra o prédio, as finanças e cuida para que tudo funcione com adequação sempre.

A escola cresceu rapidamente. Filosofia de ensino bem delineada, material didático sempre de primeira qualidade e consonante com os princípios pedagógicos da instituição (Sistema POSITIVO de Ensino), docentes de qualidade e com formação continuada profícua.

Então, inicia-se a construção da nova sede da escola, à Rua Sete de Setembro-324, centro de Cachoeira Paulista, que foi inaugurada em 1999.

Preocupou-se com cada espaço da escola e que agora crescia gradativamente para o ensino fundamental completo e passara a chamar “Colégio Criar e Crescer”.

Assim, hoje chega-se à estrutura atual, a qual é composta por espaço destinado somente aos berçários, salas para educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e espaço diferenciado para ensino fundamental anos finais.

O corpo docente da escola é inteiramente formado por pessoas com graduação em educação, já contando majoritariamente com pós-graduados também na área da educação.

Muitos são diferenciais do Colégio. Dentre eles, destaca a Formação Continuada aos professores, trabalhada de forma individual e coletiva, cujo principal objetivo é refletir o contexto escolar aprimorando as capacidades de seus professores e auxiliares, melhorando e muito a qualidade do ensino praticado. Nesta área, conta-se também com os cursos de extensão pela UNIVERSIDADE POSITIVO, aos quais participam os professores em suas áreas de atuação, além de ampla assessoria dos escritores do material didático em linha direta com professores e gestores.

A formação e informação caminham juntas no C.C.C., pois acredita-se que o ser humano é bio-psico-socio-cultural e para isto, conta-se com aulas de Filosofia desde o 1º ano do Ensino Fundamental e antes disto, com o Projeto Contos e Boa-tarde (programa de vivências diversas com literatura e formação de valores sociais e comportamentais).

A educação infantil e berçários contam com o desenvolvimento de projetos que envolvam todas as áreas do conhecimento, sem jamais deixar de valorizar o aprendizado de forma lúdica, respeitando cada fase do desenvolvimento.

Há privilégio de todas as áreas do conhecimento, ou seja, o Colégio tanto estimula a área de biológicas, humanas como exatas.

Desde muito cedo, nossos alunos tem estímulos à curiosidade científica, praticam biologia, física e química no Laboratório do Colégio, têm ensino de Astronomia a partir do 6º ano do Ensino Fundamental e concorrem com alunos do Brasil inteiro na Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA – (2º ao 9º anos), Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR – (2º ao 9º anos), Olimpíada Brasileira de Física (8º e 9º anos do Ensino Fundamental), MOBFOG (Construção e Lançamento de Foguetes – 6º ao 9º anos do E.F.).

Na área de humanidades, nossos alunos tem aulas de Música a partir do 1º ano do Ensino Fundamental, desenvolvem e participam de Musicais na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Possuem aulas de Produção e Leitura de Textos a partir do 2º ano, já com material produzido tanto pelo POSITIVO quanto pela equipe de direção pedagógica e professores. E aula de Espanhol desde o sexto ano. Exposições interativas na disciplina de História. Grande incentivo à Literatura com Projetos na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Enfim, um pouco da formação e atuação do Colégio Criar e Crescer foram aqui contados. Contudo, quem faz mesmo a história dele é cada aluno que lhe é confiado e por quem e para quem existe.