Dia dos professores: uma professora especial

Quem me acompanha sabe o quanto a docência me fascina e o quão importante considero o papel do professor para o êxito do ensino.

Assim, a educação escolar visa uma formação social, moral, cognitiva e emocional, que acontece em determinado contexto histórico, sendo intermediada pela ação dos professores. É um processo complexo, mas tirando fatores sociais, econômicos, o fator professor é essencial para o sucesso dos alunos.

Então, hoje, dia 15 de outubro, contarei a vocês um pouquinho sobre uma professora especial para todos nós do Colégio Criar e Crescer, que além de muitas e muitas crianças e adolescentes contagiados por suas ações pedagógicas, inspirou a escrever sobre “bons professores e suas práticas”  durante minha trajetória de formação no mestrado.

Bom, vamos lá! Meu interesse por educação começou muito antes de estar formada em Fonoaudiologia e Pedagogia, pois desde a infância acompanhei o caminho e a história de uma professora, que na verdade, foi a pessoa que me impulsionou à profissão. Seu exemplo e engajamento me levaram à docência.

A docente, a qual me refiro, é minha mãe, Sra. Mariléia,  que iniciou sua carreira como professora substituta na educação pública, percorreu o caminho de muitas outras mulheres na docência a partir da década de setenta: escola de zona rural, onde não era possível chegar de carro, efetivação na educação pública longe de sua cidade,  remoções, aulas em instituição particular de ensino e aposentadoria com honras, já em sua cidade (ainda que não esteja aposentada, pois é a diretora geral do nosso querido C.C.C.).

Ver o entusiasmo e a dedicação em estudos para se profissionalizar, o afeto com os alunos, a vanguarda ao romper paradigmas de fragmentação do ensino e, principalmente o êxito com alunos de educação infantil e ensino fundamental, são os exemplos que, atualmente, em um processo reflexivo sobre minha própria profissão, enxergo como verdadeira motivação não somente para mim, mas para tantos outros colegas.

Uma mulher que acredita no poder transformador da educação. Uma professora que pode ser considerada representante honrosa da profissão docente e que luta por qualidade de ensino, acredita no ser humano. Sua trajetória nos inspira, seus passos mostram direcionamentos para nós, professores!

Observando sua prática, estudando e atuando como professora, coordenadora pedagógica,  acredito que bons professores possuam conhecimento sobre o que fazem, boas práticas de ensino e engajamento, numa tríade de igual valor. Como ela sempre fez e faz! Como buscamos fazer no C.C.C.!

Esse é o legado de um bom professor! Que possamos buscar essa tríade em nossa carreira, assim como ela busca incansavelmente. Que pelo desenvolvimento da carreira docente de nossa querida professora Mariléia, possamos acreditar sempre em nossa profissão  e nos sentirmos todos homenageados no “Dia dos Professores”!

Profa. Mariléia (ao centro) e equipe do Colégio Criar e Crescer

Ah…Obviamente que muitos foram e são os desafios dela em sua trajetória. Diversos também são os nossos desafios como professores nas realidades que atuamos. Mas assim como ela faz e demonstra em suas ações, a fé no ser humano e no poder transformador da educação deve nos mover.  Assim, alcançaremos a tríade da qual falei acima e que é descrita na literatura da área, vivida por bons professores e sentida pelos nossos alunos.

Fé e esperança sempre, pois “só é mestre aquele que persevera no ideal de ser aprendiz”. Feliz dia dos professores!!!!!

Um abraço!

Professora Márcia Buzzato