Dispositivo de Orrery – Laboratório de Astronomia C.C.C.

O Colégio Criar e Crescer dedica duas aulas além das previstas no currículo para o ensino de Ciências através de experimentação, que acontecem semanalmente no Laboratório de Ciências.

Acreditamos que desta forma, os alunos vão significando e ressignificando o livro didático, sendo fundamental a propriedade científica dos professores envolvidos com a Ciências no C.C.C. Professora Marceli, Professora Lucila e Professor Giulliano levam em frente o sonho de um aprendizado real, forte e que traga satisfação aos alunos.

Assim, a atividade experimental deve ser feita, não pelo método tradicional, mas sim por processos centralizados no aluno, de forma que a leitura do experimento deva ser direcionado por caminhos que envolvam a investigação, o chamado processo investigativo.

E os resultados têm sido muito positivos e um de nossos indicadores disto é que é bastante alto o número de medalhas nas Olimpíadas Científicas de cunho nacional (OBA, OBR, OBF, MOBFOG).

Abaixo está a sequência utilizada no terceiro bimestre com os alunos de sexto, sétimo, oitavo e nono anos. Ela veio a partir do trabalho de pesquisa de um dos nossos professores e certamente, agregou conhecimento e interatividade, fazendo do aluno, sob a supervisão da professora Lucila, o protagonista do seu aprendizado.

Vamos conhecer?

Abraços à todos !

Professora Márcia Buzzato

Da construção ao experimento

No 2° semestre na disciplina de Astronomia trabalhamos na construção e aplicação do Dispositivo de Orrery, tivemos como referência o trabalho desenvolvido durante o mestrado em Ensino de Física do Professor Giulliano Boaventura.

Com o intuito de retomar conceitos, considerados básicos em Astronomia e que foram abordados anteriormente, porém desta vez utilizando o dispositivo foi possível representar alguns fenômenos, possibilitando uma melhor “visualização” e consequentemente compreensão dos mesmos.

Seguimos algumas etapas e na primeira delas os alunos puderam conhecer do que se tratava essa ferramenta, um mini-planetário, onde apenas os três astros (Sol, Terra e Lua) estão envolvidos.  Posteriormente, conhecemos os materiais necessários para a construção e seguimos para a montagem.

Professora Lucila

Alunos do 6° ano na etapa de montagem do dispositivo

Pronto para uso, iniciamos as demonstrações, a primeira delas foi o fenômeno do dia e da noite, utilizando o dispositivo fica claro que estes fenômenos acontecem devido ao movimento de rotação da Terra.

O segundo fenômeno representado é o das estações do ano.  Neste caso, ao posicionarmos o dispositivo nos solstícios podemos ver claramente a diferença em relação ao recebimento de luz solar nos dois hemisférios, teremos então as estações inverno e verão. Já na posição dos equinócios vemos os dois hemisférios recebendo a mesma quantidade de luz solar, teremos então as estações primavera e verão.

O terceiro fenômeno representado foi o das fases da lua, cada uma representa o quanto da face iluminada pelo Sol está na direção da Terra.  Representamos ainda os eclipses.

Após explorarmos todos esses fenômenos, seguimos para a finalização deste trabalho, com uma atividade avaliativa, nela os alunos registram suas observações e fazem uma análise de como a utilização do dispositivo contribuiu para a compreensão dos fenômenos estudados.

Alunos do 8° ano durante a atividade avaliativa.