Musicais C.C.C. : de sempre e para sempre!

Em meio às aulas cotidianas e preparação para os musicais “Foi Assim, sim!”, nos pegamos pensando sobre os motivos pelos quais investimos tempo, pesquisa e preparativos para este evento, que nos é tão significativo.

Por que fazemos? Quando surgiu a ideia? Qual a diferença entre uma festa de fim de ano escolar e um Musical.

Bom, em primeiro lugar, todos os Musicais se constituem instrumentos muito pedagógicos, ou seja, são aulas acontecendo e que possuem o principal objetivo de construir conhecimentos. 

Há sempre uma preparação envolvendo diversas disciplinas, textos, raciocínios. E elas são importantes para o desenvolvimento do protagonismo e da aprendizagem dos nossos alunos. Isso tudo é função da escola!!!!! Por isso também precisa acontecer!

Por outro viés, vejam: hoje a normativa da Base Nacional Comum Curricular prevê o desenvolvimento das competências e habilidades sócio emocionais, mas isto sempre esteve em meio ao trabalho de ensinar e aprender, pois o ensino vai sempre além do livro didático e tudo que se aprende com este precisa ter aplicabilidade na vida diária, tornando o conhecimento significativo.

A ideia de fazermos musicais surgiu há muito tempo, desde quando não o denominávamos assim. Na verdade, nós professores ainda não sabíamos bem qual nomenclatura usar, pois não fazíamos apenas uma festa de fim de ano, era muito mais, pois tudo partia de um contexto maior de ensino e aprendizagem.

Juntamos nossas ideias, estabelecemos que a criatividade seria a mola propulsora, envolvemos a equipe, alunos e pais e lá fomos nós para fazer algo diferente de tudo que havia na cidade e com valor escolar de verdade.

Lembramos do primeiro que fizemos com os alunos de sexto ao nono anos do Ensino Fundamental: “O homem que calculava”, encenação a partir desta obra de Malba Tahan. Sim! Matemática pura! Sem muitos requintes, nossos alunos encenaram os problemas matemáticos para o público formado pelos pais e outros alunos. Ah…Que sufoco conseguir ajustar as roupas para o dia!

Depois fizemos “ As mil e uma noites”, o “Auto da Compadecida” e chegou a vez de investir a mesma estrutura com a educação infantil. 

Desafiador? Claro! Encantador também.

Começávamos uma trajetória de trabalhar com os pequenos alunos e com os maiores, em momentos distintos, toda a riqueza de um musical (literatura, arte, movimento, raciocínio, trabalho em equipe). Professores encararam o desafio de protagonizar junto das crianças, histórias sensíveis, engraçadas ou de aventuras, às vezes criadas, outras vezes, embasadas na literatura.

Em um momento reflexivo, breve parada para sustentar ideias para o “Foi assim, sim”, que acontecerá em três versões: para educação infantil, ensino fundamental 1 e ensino fundamental 2 – cada um com o máximo respeito à fase escolar e de maturidade vivida, lembramos os momentos mágicos que vivemos e que certamente, deixaram muitas riquezas aos alunos C.C.C.:

  • O homem que calculava – ensino fundamental 2;
  • Mil e uma noites – ensino fundamental 2;
  • Gisele no bosque – educação infantil;
  • O armário encantado – ensino fundamental 1;
  • Romeu e Julieta – ensino fundamental 2;
  • O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá – educação infantil
  • Vidas Secas – ensino fundamental 2;
  • O Mágico de Oz – educação infantil;
  • Sonhos de uma noite de verão – ensino fundamental 2;
  • Viagem pelos Contos Maravilhosos – educação infantil;
  • Sherazade e o valor do amor – ensino fundamental 1e 2;
  • O pequeno príncipe – educação infantil;
  • Os Karas – ensino fundamental 2;
  • Show Brasil – ensino fundamental 2;
  • Conto de Natal – educação infantil.

Nossa! Mesmo fazendo parte de nosso projeto escolar, ainda não tínhamos parado para quantificar o que fizemos. Cremos que isso se deva porque conceituar a qualidade sempre foi o objetivo maior de tudo.

Então, mais uma vez chegamos à conclusão que muito mais que uma festa, o Musical é um ideal de ensinar e utilizar todos os instrumentos à favor da aprendizagem, dando sentido à vida escolar.

Que orgulho de nossos alunos e de nossas produções! Quanto empenho para fazermos uma educação de valor com ensino de qualidade! Quanta fé no princípio transformador que a educação possui.

Por que continuar a fazer? Porque sabemos que de algum modo, o aluno C.C.C. será diferenciado no futuro porque aprendeu a ser protagonista, a trabalhar em equipe, a se posicionar diante de obstáculos.

Nesse ritmo de lembranças, convidamos alguns ex-alunos para falarem sobre suas participações. Hoje estão vivendo outras perspectivas, pois já se formaram há pouco ou muito tempo. Ainda assim, suas palavras representam a voz do C.C.C. e a de todos que ainda participarão deste belo projeto!

Abraços! 

Equipe C.C.C.


Sou  acadêmico de medicina do quinto período e diversas vezes me deparei com situações em que a minha postura teria influência direta na reação do paciente, tanto para colher uma história clínica ou explicar resultados diagnósticos. Do inicio ao fim do contato com o paciente são necessárias habilidades de comunicação, que terão grande importância na condução da consulta e no posterior diagnóstico.

Não existe um manual de como lidar com as situações que encontramos na medicina, o teatro tem o papel não só de preparar para os casos reais, mas também para o desenvolvimento de habilidades que são necessárias para o contato com o paciente. 

Vítor de Castro Re. Barbosa
27 anos, Estudante de Medicina
Ex-aluno C.C.C. 

Dos 6 meses até os meus 15 anos estudei no CCC e sempre amei música, teatro, tudo relacionado a isso e tudo isso era proporcionado pra gente. Através de um musical em 2010, com apenas 11 anos, em um momento muito difícil,  entendi que a música sempre fez parte de mim e poder apresentar ela contando histórias era um amor com diversão. Todo mundo se unia ainda mais e fazia do musical, um espetáculo.

Hoje eu sou muito grata, por ter feito parte dessa história desde o começo, me tornou uma pessoa mais comunicativa, me fez aprender mais formas de expressar sentimentos e posso afirmar com plena convicção que esses musicais fizeram parte da minha história e faço sempre questão de lembrar e falar sobre isso.

Natália Sestari Silva
20 anos, Estudante de Farmácia
Ex-aluna C.C.C.

Gosto de dizer que sou uma pessoa de muita sorte porque participei dos musicais mesmo após ter me formado no nono ano. Essa oportunidade não apenas fortaleceu os laços lindos que criei com o colégio ao longo dos catorze anos que lá passei, mas também me ajudou a crescer como pessoa e mulher (confesso que ainda não estava pronta para ir embora).

A cada apresentação uma nova “Júlia” despertava e, depois de tantas histórias vividas, pude “juntar” cada uma delas para me construir como sou hoje.Através desse projeto, a escola me ajudou a encontrar coragem (o frio na barriga de estar em frente a todas aquelas pessoas sempre existiu) e autoconfiança, sem as quais não estaria pronta para trilhar meus caminhos sozinha.

Mesmo após seis anos de formada, não deixo de assistir a nenhum musical, tanto do ensino infantil quanto do fundamental! Ver as apresentações me traz a certeza de que passei quase toda minha vida no lugar certo e saber que outras pessoas estão tendo a mesma oportunidade que tive enche meu coração de alegria. Já estou ansiosa para este ano!

Júlia Rainer
20 anos, Estudante de Medicina
Ex-aluna C.C.C.

O Musical CCC é uma experiência única  para os seus alunos, pois planejam, se dedicam e ensaiam para a tão esperada apresentação, que é a realização de um sonho.  Só me restam boas lembranças desses momentos tão marcantes e emocionantes.  O Musical CCC é um espetáculo muito especial e que deixa marcas, tanto aos alunos como aos seus espectadores. Sou ex-aluna CCC, e  todos os anos que tive o grande contentamento em participar, me fizeram tornar uma pessoa mais madura, tendo mais responsabilidade e o gosto pela arte.

Alícia Satim Mori
15 anos, Estudante do Ensino Médio
Ex-aluna C.C.C.

Oi, gente, tudo bem? Eu sou a Lívia, ex aluna do CCC, que saiu ano passado e cresceu dentro da escola.

De todos os projetos da escola, o que sempre sentirei mais falta, será o musical anual do CCC! Participei de todos enquanto estive na escola e todos os anos essa era a época minha época preferida do ano, pois era quando começávamos a tratar do musical, que sempre nos surpreendia e se tornava mais especial a cada ano que passava!

O musical é uma experiência maravilhosa, que com certeza me trouxe muito amadurecimento e ensinamentos! Aprendi sobre cultura, livros, visões de mundo e além de tudo, pude aprender a falar em público, algo que me ajuda muito até os dias atuais.

O musical é lindo e daria tudo para poder participar mais uma vez desse projeto tão especial e que traz tantas coisas boas para nossa vida! Por isso, aproveitem muito e guardem todos os ensinamentos que ele passa para vocês, alunos do CCC. Esse ano, será novamente um show maravilhoso!

Lívia Rainer
15 anos, estudante do ensino médio
Ex aluna CCC

Veja também este lindo depoimento em vídeo.

Yasmin Gomes Ribeiro
16 anos – estudante do Ensino Médio
Ex aluna CCC
Publicado em: Blog