Acolher para Criar, Acolher para Crescer

E chegamos ao início do ano letivo de 2020!

Expectativas altas para um ano cheio de aprendizagens, recheado de muita afetividade.

Pensando em questões que permeiam o ano letivo, a acolhida faz refletir sobre o papel da escola para muito além do ensino das disciplinas. Acreditamos que não há idade escolar para o acolhimento do aluno, o qual precisa ser recebido com muito respeito em qualquer etapa: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, pós graduações…

Acreditamos que não há idade escolar para o acolhimento do aluno, o qual precisa ser recebido com muito respeito em qualquer etapa: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, pós graduações…

Quem é que não deseja ser bem recebido e integrado no ambiente em que frequentará com finalidade de aprender? Aliás, quem aprende distanciado das relações afetivas?

Recordando um pouco de experiência de ser aluno, é impossível não mencionar a experiência nas orientações para o desenvolvimento da pesquisa que nos levou à titulação de mestre em educação. Professora Ana Marial Calil, linda por dentro e por fora, com muitos outros alunos além de mim (todos pertencentes ao ensino superior, às pós graduações e mestrados, portanto, adultos! )olhava em nossos olhos, incentivando a correção, mostrando que todos os obstáculos poderiam ser superados. Assim, a insegurança foi dando lugar à certeza de querer estar ali, de aprender, de entender para criar e por fim, crescer um pouco mais.

Se assim o é com adulto, imaginem com crianças e adolescentes?

Todos os alunos precisam ser acolhidos, todas as suas famílias também!

Somos únicos em um todo! Nossas particularidades nos fazem especiais e formam o grupo. Assim, nós professores recebemos nossos alunos, de e desta forma recebemos as famílias.

A escola precisa desenvolver segurança nos alunos e em suas famílias. Especificamente nos pequenos e que ingressam no mundo escolar, não cabem falas como “chora mesmo, depois acostuma..”, “é assim mesmo…”.

Mas, não é normal a criança e a família ficarem inseguras??? A resposta é: sim! É normal insegurança, choro e angústias devido ao desconhecido, mesmo que saibamos que a escola é referencialmente boa. O que precisa ser diferente é a acolhida de todo este processo. É mais que necessário o olhar para a criança, para sua família. Importa também para os pequenos, o colo (afago) da professora, que magicamente consegue acolher mais de um aluno, desde que serena e engajada no entendimento dos que estão à si designados . É imprescindível que a família possa conversar, possa desenvolver a segurança para passar aos pequenos a tranquilidade da entrada na escola, um ambiente de muitas alegrias e descobertas, mas ainda desconhecido para ela. Então, acolher é a voz que precisa ecoar no espaço escolar.Acolher para estar, acolher para ser, acolher para Criar e Crescer!!!

Terminamos estes parágrafos com um trecho do livro “No chão da escola: por uma infância que voa”, de Marcelo Cunha Bueno: “Entrar na escola é algo que modifica os seres e estares das pessoas, mas é absolutamente transformador , em todos os sentidos imagináveis!”.

Bem vindos alunos e famílias CCC!!!!

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