Projeto loja de brinquedos

APRENDENDO ATRAVÉS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Falar da Educação infantil é colocar a criança como centralidade, garantindo não só o cuidado, mas também proporcionando experiências lúdicas, interativas e construtivas. Portanto, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as interações e brincadeiras são meios privilegiados de aprendizagem, fontes inesgotáveis para o desenvolvimento integral da criança.

Assim, acreditamos que o ato “brincar” deve fazer parte não somente do universo infantil, mas também na prática docente do professor, encontrando equilíbrio entre o ensinar e o aprender, pois, é nas situações de brincadeiras que eles têm a oportunidade de desenvolver diversas habilidades que serão fundamentais para as próximas etapas da vida escolar.

E por acreditarmos na importância do lúdico, surgiu a ideia do Projeto loja de brinquedos, que é um projeto exclusivo do Nível I, que tem como objetivos a interação com o outro, o saber esperar a vez, a ampliação do conhecimento de mundo, a construção de hipóteses sobre a escrita e reconhecimento de números, podendo sim ser inserido como uma ferramenta de aprendizagem.

A aula inicia-se lembrando o nome do dia da semana, a tão esperada sexta-feira. Depois, de maneira coletiva destacamos as letras iniciais de “loja” e “brinquedos”, fazendo também a entrega das carteirinhas com valor de R$ 2,00 (duas notinhas de um real – moeda escolhida para ser usada). Em seguida, ocorre a abertura da porta da loja encenando com uma chave e convidando-os para entrar e conhecer os brinquedos e seus preços. Logo após, é realizado o sorteio, momento de descontração e divertimento, o escolhido tira uma ficha de dentro do saquinho em que estão todas as fichas dos nomes, e o aluno sorteado tem a oportunidade de comprar um brinquedo de acordo com a quantidade de notinhas que ele possui na carteira, lembrando que eles começam com duas e esse valor aumenta conforme uma atividade realizada com capricho, empenho, comportamentos empáticos com os colegas. Assim que o aluno compra o brinquedo, questiona-se à toda sala o preço do mesmo, quantas notinhas irão ser usadas pra pagar, realizamos a contagem, destacamos a letra inicial e finalizamos o momento com uma atividade de registro, seja letramento, ou de raciocínio lógico matemático. E o aluno sorteado pode brincar com o brinquedo durante o fim de semana, sendo responsável pelo mesmo, adotando as práticas de cuidado e devolvendo na segunda-feira.

PROF. LETÍCIA FAGUNDES
Graduação em Pedagogia – Unifatea