Educação Infantil: Uma escola para a infância

A primeira infância é uma fase muito importante, pois é a base para o desenvolvimento do indivíduo como um todo. A curiosidade é nata nas crianças, o que faz com que elas constantemente busquem respostas. À medida que desenvolvem as competências linguísticas, começam a se expressar de outras formas. E, nesse momento, as competências físicas, emocionais e sociais se integram, propiciando o desenvolvimento cognitivo.

Onde e como a criança pode construir e interiorizar regras, saber compartilhar, aprender a lidar com as frustrações, conquistar autonomia, ser autoconfiante, desenvolver a coordenação motora e ser protagonista da sua história?

Na Educação Infantil, pois ela pode proporcionar tudo isso e muito mais. Por isso, o espaço escolar deve oferecer condições, meios e oportunidades para que a criança utilize seus conhecimentos prévios e construa novas aprendizagens. A criança aprende através de desafios em um ambiente atrativo e organizado. Ao ser desafiada, ela adquire novas formas de pensar, provocando a imaginação, o desenvolvimento da sensibilidade e a construção do conhecimento. O convívio com outras pessoas é outro aspecto fundamental, pois proporcionará a aprendizagem da diversidade, bem como o aprendizado de regras sociais e de convivência.

A parceria entre escola e família é o que vai consagrar todo o trabalho realizado na Educação Infantil, sendo que o respeito e a confiança são as bases que garantirão o sucesso dele.

Falando em Educação Infantil, o nosso trabalho com os alunos do Nível II, está organizado por Projetos que possibilitam um tratamento diferenciado dos conteúdos de aprendizagem, seguindo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), possibilitando que a criança construa conhecimentos significativos. Nesse sentido, os desafios propostos promovem a construção de competências e habilidades, organizadas de forma que possam interagir como sujeitos ativos e criativos. São eles: Projeto Letramento Infantil, Raciocínio Lógico-Matemático, Contos, Psicomotricidade e o Projeto “Meu Supermercado” (exclusivo do CCC desde a época da sede antiga, que auxilia muito o desenvolvimento da leitura, escrita, empreendedorismo, matemática e cidadania).

É uma alegria quando os nossos alunos utilizam o caderno formalmente pela primeira vez no Nível II, compreendendo o uso dessa ferramenta tão essencial para a aprendizagem, desde a sucessão das folhas, a frente e o verso, passando pelo espaço da linha e a escrita da esquerda para a direita, até a importância desta forma de registro. A utilização do caderno desenvolve nas crianças habilidades de criar e poder modificar, que serão base para toda a sua vida. Fazemos questão de mostrar aos pequenos o nosso primeiro caderno, denotando os laços afetivos que podemos criar através deste material.

Além disto, o material semestral do POSITIVO, que além dos livros riquíssimos em conteúdos e vivências, possui uma plataforma digital interativa para toda a família, traz o ensino de maneira inovadora e muito significativa. Ver os meus alunos descobrindo, aprendendo e se desenvolvendo emocionalmente é muito gratificante, uma alegria e satisfação de saber que estou contribuindo de alguma forma na formação de seres humanos melhores.

E a nossa tão esperada formatura do Nível II? A formatura, particularmente, carrega em si um significado muito especial: marca a passagem da criança para um novo ciclo de escolaridade. E esta conquista sempre é celebrada com muita alegria devido à sua importância. Vestindo formalmente a beca pela primeira vez, nossos alunos arrasam nas homenagens, discursos, apresentações, juramento, resultando em uma noite linda, especial e marcante para todos!

Desde pequena, admirava as minhas professoras, inclusive uma delas é muito especial para mim. Tenho o prazer de dividir os meus dias, partilhar experiências e conhecimentos com ela, a tia Mariléia, professora que me alfabetizou.

Sempre gostei de estudar e até dava aulas para as minhas bonecas. Logo cresci e fui cursar o Magistério, me formei e no ano seguinte fui cursar Pedagogia. Mas não sabia que logo encontraria um lugar que faria com que realizasse parte do meu sonho: fui fazer estágio no Colégio Criar e Crescer, no berçário, onde aprendi muito com a nossa querida Diretora e amiga Márcia. Terminando o estágio, permaneci no colégio como auxiliar de Educação Infantil e após dois anos assumi a sala do Nível II, onde leciono até hoje, completando 15 anos de muito amor!

Em 2013 assumi as aulas de Língua Portuguesa e PLde T (Produção e Leitura de Textos) das séries iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º anos). Há dois anos fiz minha primeira pós-graduação em Psicopedagogia, que vem auxiliando a minha trajetória e atuação profissional. E desde então venho trilhando a minha história profissional fazendo parte desta família há 17 anos, a FAMÍLIA CCC, a qual me recebeu com muito amor e que tenho orgulho em fazer parte!

Para nós do CCC, educar é a arte de promover encontros: do homem com seu semelhante, da cultura com suas raízes, da arte com a vida, promover o entendimento do mundo e compreender melhor a vida. Despertar a curiosidade e criar a paixão pelo saber.

Forte abraço!

Professora Léslie Vieira