Oficinas de Redação: Um Olhar para o Futuro

Durante todo o ano de 2021 um projeto de produção textual, idealizado pelas professoras Márcia Buzzato e Elis Vital, foi desenvolvido com os alunos do Colégio Criar e Crescer. Desenvolver um projeto como esse em um período pandêmico foi um grande desafio, pois produzir uma redação a punho próprio sempre teve um valor inestimável e não queríamos que se perdesse ao longo dessa complicada fase.

O projeto consiste em se trabalhar os gêneros textuais e virtuais propostos pela apostila e expandi-los. Dessa forma, o aluno passa a ter contato não somente com gêneros jornalísticos – que é o foco do nosso material didático – mas também com gêneros literários, os quais nossa escola tradicionalmente preza para que sejam trabalhados.

Escrever é consequência de ler, não é à toa que pessoas que escrevem muito bem normalmente têm hábito de leitura. Sabendo que o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita ainda é um dos desafios da educação básica no Brasil e que nossos alunos passaram um ano e meio imersos no ambiente virtual, optamos por trabalhar com coletâneas de textos jornalísticos e literários os quais deveriam ser lidos e discutidos em sala de aula.

Durante o processo, além de chamar a atenção para aspectos importantes da produção textual, o projeto fomenta a postura ativa dos alunos, que têm autonomia na escrita de seus próprios textos e no desenvolvimento de suas ideias particulares, sua própria visão do mundo.

A interação das turmas com a variedade de gêneros textuais parte da análise de temas diversos e atuais de modo a desenvolver habilidades orais e sistematizar o processo de escrita. Além disso, a professora acompanhou de perto a produção e conduziu debates que visam ampliar o repertório do grupo e inserir textos que apresentam informações diversas sobre a temática abordada. Posteriormente ao momento de produção, o professor analisa as produções e, na sequência, orienta os alunos para a reescrita, com o intuito de aprimorar o texto e consequentemente a aprendizagem.

Somente no segundo semestre, com a proposta de oficinas semanais, foram produzidos onze textos pelo 6° ano, onze textos e um vídeo pelo 7° ano, doze textos pelo 8° ano e onze textos pelo 9° ano, sendo que no nono ano trabalhou-se durante todo o quarto bimestre com as propostas dos vestibulinhos almejados pelos alunos.

É importante ressaltar que, além das oficinas semanais de redação, os alunos também têm aulas de Produção e Leitura de Texto com os professores Marcelo e Josi, nas quais trabalham exclusivamente os gêneros textuais propostos pelo material didático. Sendo assim, além dos textos produzidos no projeto, os alunos também tiveram as propostas das aulas de PLDET reforçando o nosso papel em criar uma geração de novos leitores que tenham domínio sobre a modalidade escrita e sobre os contextos de comunicação exigidos pelo meio social.

O filósofo e matemático Pitágoras costumava dizer que “as palavras são suspiros da alma” e nosso projeto conseguiu desenvolver ainda mais as habilidades de escrita dos nossos alunos para que eles pudessem externar sempre aquilo que está em suas almas. A única forma de aprender a escrever de fato, é escrevendo, portanto as oficinas de redação são importantes para a formação acadêmica, sim, mas principalmente para a formação humana uma vez que sem a escrita não há história e sem história não há legado.

Elis Vital Batista é natural de Cachoeira Paulista, tem 27 anos e é formada em Letras – Português/ Inglês pela Universidade de Taubaté. Amante de literatura e apaixonada por Língua Portuguesa, atualmente leciona no colégio Criar e Crescer.