O aprendizado da letra cursiva é um dos mais esperados pela família, a partir do momento em que os pequenos entram na escola. O que precisamos compreender é que existem alguns processos importantes antes de aprender a escrever a famosa “letra de mão”.
Desde a Educação Infantil, antes de serem alfabetizadas, as crianças vivenciam e realizam muitas atividades com o objetivo de desenvolver habilidades, que lhes possibilitarão o exercício da coordenação motora fina e viso-motora, a preensão adequada do lápis e a postura correta para sentar. São etapas importantes para que, no decorrer do processo de alfabetização, elas se apropriem do traçado correto das letras.
De acordo com especialistas, quando a criança está aprendendo a letra cursiva, o cérebro é estimulado a partir de determinadas áreas simbólicas e motoras. O treinamento da escrita a partir da técnica cursiva auxilia bastante no que diz respeito à coordenação motora, já que o aluno vai depender de concentração para realizar os contornos que formarão as letras.
Para compreendermos a importância da letra cursiva, é preciso lembrar que escrever é um ato relacionado às nossas práticas sociais. Quer ver alguns exemplos? A escrita de recados no bloco de notas, cartas ou bilhetes sempre se fizeram presentes no cotidiano das relações sociais. Afinal, a escrita integra a comunicação, que é composta por: mensagem, emissor e receptor. É importante que a criança desenvolva esse olhar durante seu processo de aprendizado. Sem contar que a letra cursiva carrega traços de família, já perceberam?
Outra coisa que precisamos compreender é que, antes de escrever -seja letra cursiva ou de imprensa-, as mãos da criança precisam trabalhar em muitas outras atividades, como: brincar de massinha, descascar alimentos (como banana ou mexerica), empilhar blocos lógicos, rosquear tampas de garrafa pet e muito mais.
Letra cursiva: com paciência e sem pressão
A letra também está relacionada à personalidade da pessoa e sua individualidade. Forçar a criança a escrever com letra cursiva não é uma atitude legal! Tudo tem sua hora!
Para que a criança possa desenvolver a escrita cursiva de maneira mais ampla e significativa, é fundamental que se respeite o tempo dela. Algumas aprenderão com mais destreza, enquanto outras levarão mais tempo, e isso é perfeitamente normal.
Então, muita paciência, calma e respeito neste processo. Não saber escrever com a letra cursiva não significa que a criança não vá aprender (inclusive, uma coisa não tem nada a ver com a outra). Possibilite a ela vivências que auxiliarão futuramente, quando for o momento de traçar novas letras!
Para um bom desenvolvimento e aprendizado da letra cursiva é importante que as crianças sigam os traçados ensinados pela professora.
Ainda que na vida adulta não seja obrigatória a utilização da letra cursiva, é necessário que as crianças conheçam e aprendam todas as letras que lhe são apresentadas na fase escolar e no seu dia a dia em geral.
O aprendizado nunca acaba!
Mesmo depois que a criança aprende a letra cursiva, seu treino contínuo possibilita avanços na coordenação motora, porque a criança precisa se concentrar para realizar cada “tracinho”. Então, vale lembrar que toda fase tem seus aprendizados: antes, durante e depois da alfabetização.
Abraços!
Professoras Léslie Vieira e Francislaine Marques