Construindo minha identidade no C.C.C

Qual a minha identidade?

Uma pergunta que em dado momento de nossas vidas sempre fazemos é: quem sou eu? Qual a minha identidade?

Não é simples se reconhecer como parte integrante de uma sociedade tão diversa e menos ainda tem sido se apropriar e fazer parte de um grupo. Nossas crianças e adolescentes vivem desde muito cedo essa questão e a escola tem um papel muito importante na construção da identidade.

Segundo o dicionário Aurélio, identidade é conjunto das qualidades e características particulares de uma pessoa que torna possível sua identificação e reconhecimento. Mas em um mundo, no qual ser único é visto como fora de moda e  pensar e agir de acordo com um grupo é cada vez mais comum, como ajudar as  crianças e adolescentes a se reconhecerem como indivíduos, pensamentos e membros ativos de suas comunidades.?

Em nossas conversas com alunos e equipe,  temos falado a respeito da importância de boas práticas dentro da escola. Isso inclui atividades que estejam além da sala de aula e abranjam toda a comunidade escolar, familiar e social.

A BNCC traz três competências destinadas a cuidar desta construção, são elas: autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação e autonomia.

Todas elas tratam do agir pessoal e coletivo com responsabilidade e resiliência para construir princípios éticos democráticos e solidários, cuidando da saúde física e emocional, lidando com suas emoções e com a pressão do grupo.

Com base em todo esse estudo e análise do que precisamos abordar com nossos alunos de 3º, 4º e 5º anos, estamos desenvolvendo o projeto “Construindo Minha Identidade no CCC”,  no qual, semanalmente, temos um encontro direcionado e orientado para desenvolver nos pequenos o autoconhecimento, a empatia e o respeito pela pluralidade social.

Isso vem acontecendo de muitas formas. Por exemplo: enviamos para casa um pequeno questionário, no qual cada criança deveria se descrever com base naquilo que pensa de si, sem a interferência das percepções das demais pessoas. A partir daí, trabalharemos coletivamente, a  percepção que ambos têm uns dos outros e estenderemos nosso diálogo às famílias, para que todos busquem suas origens e entendam como nossa identidade é formada pedacinho por pedacinho com base no que vivemos, aprendemos e construímos.

Muitas outras estratégias serão utilizadas ao longo do projeto e certamente, serão momentos proveitosos e divertidos:  através de canções, dinâmicas e muita conversa seremos imersos na origem do ser individual.

Abraços!

Professora Maíra Camargo