Uso consciente e seguro da Internet

A internet é uma ferramenta incrível que permite acesso a informações, comunicação instantânea e entretenimento. Porém, como em tudo na vida, é necessário tomar cuidados especiais para garantir que sua utilização seja segura e responsável, principalmente quando se trata do uso de redes sociais por crianças e adolescentes.

De acordo com a pesquisa “Realidade Cibernética: O que os pré-adolescentes e adolescentes estão fazendo on-line”, realizada pela Intel Security, 83% das crianças entre 8 e 12 anos e 97% dos adolescentes entre 13 e 16 anos já estão ativos em redes sociais. Esses números mostram que é importante que os pais estejam atentos aos perigos que a internet pode apresentar e que saibam orientar seus filhos sobre o uso consciente e seguro da rede.

maternidadesimples.com.br/criancas-e-redes-sociais-seguranca/

Veja também: https://maternidadesimples.com.br/criancas-e-redes-sociais-seguranca/

Infelizmente, essa mesma pesquisa mostra que muitas crianças e adolescentes não estão cientes dos riscos que correm ao utilizar as redes sociais. Alguns dados preocupantes indicam que 20% dos entrevistados se encontrariam com alguém que conheceram on-line, 33% mudam sua atividade online quando sabem que os pais estão vigiando e 48% admitem que escondem dos pais sua atividade online. Além disso, 23% apagam o histórico do navegador e 20% apagam mensagens.

O conteúdo postado pelos jovens também é uma questão importante a se considerar. A pesquisa mostra que 73% dos entrevistados postam fotos, 44% divulgam o nome da escola, 34% compartilham o email, 35% a data de nascimento e 10% o nome de parentes. Essas informações podem ser usadas por pessoas mal-intencionadas para cometer crimes virtuais, como a invasão de privacidade e a disseminação de conteúdos impróprios.

Outro fator preocupante é o peso que as curtidas, seguidores e visualizações têm na internet. Muitos jovens acreditam que a popularidade nas redes sociais é sinônimo de sucesso na vida real, o que pode levar a comportamentos arriscados e irresponsáveis.

Além disso, a internet tem modificado as rotinas dos jovens, que passam cada vez mais tempo conectados e menos tempo em atividades ao ar livre, estudos e convívio com amigos e familiares.

Para garantir o uso consciente e seguro da internet pelos filhos, os pais devem estabelecer limites e orientar as crianças sobre os perigos da rede. Algumas dicas importantes incluem: estabelecer um momento para o uso da internet, verificar o histórico de acessos, verificar a faixa etária recomendada para jogos e redes sociais, manter o diálogo com os filhos, utilizar ambientes de convivência familiar, estabelecer um vínculo de confiança com a criança ou adolescente e monitorar as atividades online. É importante lembrar que a internet pode ser uma ferramenta poderosa e útil, desde que utilizada de forma consciente e responsável.

Além disso, é importante ressaltar as ações desenvolvidas pelo Colégio Criar e Crescer para promover o uso consciente e seguro da internet por seus alunos. A formação oferecida pela escola é pautada pelo conhecimento e respeito mútuo, visando à promoção da empatia e do diálogo entre os estudantes.

O colégio promove atividades interdisciplinares com foco no respeito e na prática da empatia, além de realizar parcerias consistentes e constantes com os pais e responsáveis. Dessa forma, a escola procura incentivar o uso responsável da internet pelos alunos, incentivando atividades colaborativas e práticas que otimizem o relacionamento social entre eles.

Ao adotar medidas como essas, a escola busca fornecer aos alunos ferramentas e conhecimentos para que possam utilizar a internet de forma segura e consciente, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura digital mais saudável e responsável.

Este texto foi adaptado da apresentação do Prof. Marcelo Mota, na reunião de pais e professores do dia 19 de abril, por Ítalo Garrot.

Professor Marcelo Mota