Uma rádio inventada

No material didático POSITIVO do 5º ano, na disciplina de Arte, os alunos exploram o mundo do rádio. Abordar o tema na atualidade requer um percurso didático envolvente, em que eles sintam esse meio de comunicação ainda muito valioso e formador de nossa história, ainda que diante de novas tecnologias.

Logo no início, propusemos aos alunos uma pesquisa com seus familiares com as seguintes questões:

• Onde costumam escutar programas de rádio?
  • Quais emissoras de rádio conhecem?

Nossos meninos e meninas chegaram à conclusão de que com a era de tantos aplicativos é raro a família que escuta rádio atualmente. Resgatando a memória, construindo a importância como meio de comunicação, explicamos o período quando não havia a internet e nem a televisão. Por meio dele, as pessoas tinham notícias, músicas, narrativas esportivas, narrativas de histórias, rádio novela, entre outros.

O assunto despertou um interesse grande nos alunos, principalmente as narrativas esportivas. Inspirados na locução do material Positivo sobre narrativa esportiva, escreveram o texto, já dividindo entre os integrantes do grupo, sendo um locutor esportivo, os outros comentaristas, repórteres e ainda uma participação da torcida.

No dia da apresentação, a narrativa foi muito além das expectativas, explorando com clareza, tonalidade e emoção no momento da narração de um jogo de futebol.

Logo após a apresentação foi feita uma reflexão a escuta que despertou imaginação, emoção e sensações.

Os alunos foram os protagonistas diante desse trabalho. Desenvolvendo a autonomia e a visão crítica e nós professores, em meio a um tempo em que despertar curiosidade pelo saber tem sido um imenso desafio, compartilhamos com vocês, que certamente terão muito prazer em ouvir nossos pequenos radialistas!

Professora Sônia

Setembro/2023

Sônia Cristina Gonçalves, professora de Arte no C.C.C. é formada em Educação Física , Pedagogia e Arte.