Conte Histórias

Era uma vez , felizes para sempre…Moral da história: conte outra história!

E quem é que não se lembra de uma história de infância? Um conto, um causo, que fez parte de seu imaginário?

Príncipes, princesas, heróis, vilões, animais, objetos fantásticos, árvores do desejo ou que dão dinheiro. Não importa se contemporâneas ou atemporais, contar e ouvir histórias têm um poder mágico para as crianças.

Contar, ler e ouvir contos permitem o imaginário infantil, aumentam o repertório de palavras, despertam curiosidade sobre o mundo tão cheio de dilemas, de soluções.

Ao ouvir histórias é possível que se sinta emoções e identifique sentimentos e ações como raiva, tristeza, irritação, alegria, ansiedade, ética, costumes. Assim, é possível desenvolver o senso crítico, pois ao ouvir ou ler uma história, a criança tem a possibilidade de pensar, questionar, duvidar e por ações simbólicas, pensar sobre o mundo em que vive.

Ouvir uma história tem tamanha força que narrador e ouvintes vão juntos na trilha do enredo e há uma troca de sensibilidades, de maneira a se transfundir o ambiente com a magia da palavra que enleva.

A contação de uma história possibilita a descoberta de novas palavras, associações com o mundo em que se está inserido, diversão e auxilia de maneira importante, a formação das crianças tanto em nível emocional quanto no desenvolvimento de práticas leitoras.

Em tempo: contar histórias é natural do ser humano, mas pode se aprender também. Há técnicas para tornar esse momento prazeroso e o hábito de ler para os pequenos, incentivar a leitura é cultivado!

 

Profª Márcia Maria de Castro Buzzato

Fonoaudióloga especialista em Linguagem

Professora Mestre em Educação (Formação de Professores)

 

 

Publicado em: Blog