Educação Infantil e Movimento – O C.C.C. neste trabalho

Educação Infantil é coisa séria!!!!

Há muito tempo, quando as primeiras pré-escolas surgiram, não se sabia muito bem o quão essencial precisava ser essa etapa da vida escolar.

Em sentindo mais maternal, por lembrar cuidados maternos com a tenra idade, a pré-escola foi se estabelecendo.

Contudo, estudar a infância, o desenvolvimento da criança de zero a seis anos, entender que não se trata de uma “pré” escolaridade e sim, de uma etapa da vida estudantil, ficaram vigentes os RCNs, Referenciais Curriculares Nacionais, cujo binômio “cuidado e estímulo” foi a grande premissa.

Atualmente, o trabalho na Educação Infantil é norteado pela BNCC, Base Nacional Curricular Comum em que um dos destaques é a importância do corpo, dos gestos e do movimento. Nesta etapa, a criança deve ter assegurado seis direitos básicos de aprendizagem e desenvolvimento. São eles: expressar, conhecer-se, brincar, participar, conviver e explorar. E é claro que o cuidado, afeto e o desenvolvimento das competências e habilidades socioemocionais estão presentes o tempo todo.

No C.C.C., ainda temos um diferencial: além das professoras especialistas em Educação Infantil ou Psicopedagogia, investimos no acompanhamento de perto de um Educador Físico, que desenvolve atividades semanais com os alunos a partir de dois anos e pelo seu olhar específico, contribui na elaboração de estratégias que potencializem o desenvolvimento pleno dos alunos.

Vejam o que o Educador Físico, professor Jeralty César Pontes Marcelino diz sobre sua  atuação: “A Educação Infantil é basicamente o primeiro contato da criança fora do ambiente familiar. Esta primeira etapa tem como objetivo o desenvolvimento integral dos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Para potencializar a evolução das habilidades motoras, cognitivas e emocionais, as aulas de Educação Física nesta fase,  são de extrema importância, além de proporcionarem hábitos de vida saudável já na infância e qualidade de vida futura.

Pois bem, de dois a sete anos, fase que também atuo no C.C.C,  a criança amplia a percepção do universo que a cerca e a Educação Física ajuda a promover uma grande diversidade de experiências – descobrir o próprio corpo  e seus limites, se relacionar com o outro, se expressar emocionalmente e ativar a criatividade são alguns exemplos.

Assim, fica evidente o quanto a Educação Infantil e as atividades lúdicas psicomotoras, desenvolvidas para esse público, exercem papel relevante na formação e no desenvolvimento do sujeito.  E elas atuarão como base para novas aquisições motoras, bem como para aprendizagens de ordem cognitiva, emocional e social, dando suporte e preparando o indivíduo para as demais etapas do desenvolvimento humano.”

E tem sido desafiador e muito produtivo entender o papel do Ensino Infantil como etapa essencial de vida escolar. Seguem alguns momentos destas aulas:

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